Estudar nos Estados Unidos

Feliz e realizado ! Missão cumprida !

O Renato Lacerda realizou work & study na International House - Calgary.
Veja que depoimento rico e motivador!

"É uma parte gostosa essa, estar no finalzinho e relembrar 6 meses do que ainda estou vivendo porém acabando.

Me lembro eu na agência com você em uma dúvida sobre qual cidade. Se apostava em Calgary, sem referências ou iria para a famosa Vancouver.

Calgary foi o que eu esperava e imaginava. Por ser de São Paulo e nunca ter vivido em outro lugar, optei por Calgary pela diferença e estilo de vida. Como iria mudar, queria mudar bastante meu estilo de vida. Sair da poluição, correria e loucura de São Paulo e evitar ao máximo Brasileiros. Em relação a esses fatores, foi perfeito.

Calgary é uma cidade pacata, um interior evoluindo, com várias construções ao mesmo tempo, aproveitando o verão. E a impressão que dá, é, o governo tem que acompanhar esse crescimento logo, se não a cidade não dará conta do quanto cresce.



A linha de trem está em grande expansão, pois já não dá mais conta da cidade e nào atinge os bairros mais distante tão habitados de hoje em dia.

Por conta disso, ocorrem muitos problemas com o trem lá, o chamado C-Train. Tal como ficara sem funcionar final de semana para expansão e problemas de obras. Achei caro (C$2.75) o bilhete pela qualidade de serviço.

A primeira coisa com a qual me deparei e mais chamou minha atenção quando aqui cheguei foi a diversidade cultural, isso acho que é básico para todos. Morava em uma homestay de filipinos, em um bairro de maioria indianos, em downtown predomina os koreanos em um país américa do norte.

Isso é Canadá para mim, terra de ninguém, no bom sentindo. Bom para absorver essa diferenças e aprender mais sobre cada povo. Outro primeiro espanto, foi na minha primeira semana, perdido andando de ônibus.

Quando fui pedir ajuda ao motorista, ele parou o ônibus, desligou o motor, levantou, pegou o livro de mapas até achar aonde era minha homestay e como me ajudar a chegar lá, e, ninguém reclamou. Imaginei isso em são paulo, comecei a rir sozinho depois.

Calgary é uma cidade de muito verde, parques, bem plana, ar seco, muito seco e muito vento.
O centro de Calgary é pequeno e muito fácil de se andar e localizar. O trem é de graça dentro do centro, assim você percorrer ele todo sem gastar e de maneira muito simples.

É pequeno, porém tem tudo perto. Morando lá, é possível fazer tudo a pé sem percorrer grandes distâncias. Ou, quando você pega o trem, descerá bem perto dos locais de maior conveniência.

Acho que se você tiver algum cliente pensando em ir para Calgary, jamais poderá ser alguém muito agitado, que adore vida noturna, muita balada e inúmeras coisas diferefente para fazer, com certeza será frustado.

Vi muita gente de decepcionando e até indo embora no segundo mês, por não se adaptar ao estilo da cidade. Onde até asiáticos pacientes reclamavam por a cidade ser "boring", palavra muito associada a Calgary!

Porém, acho que depende muito de cada um, por mais que uma cidade ofereça entretenimento, se você não tiver boas companhias, jamais irá aproveitar bem.

Por ser uma cidade pequena, há um preconceito enrustido nos "canadenses legítimos". Depois do ocorrido comigo de ser expulso do pub e ser chamado de latino, fui me informar mais e descobri que acontecia com certa frequência em alguns lugares da cidade ou de forma não clara.

E, é muito estranho ver isso ocorrer em uma cidade que não tem um povo próprio, uma cultura própria e uma história sólida.

Quem para lá vai, tem que gostar de asiáticos, especial coreanos, até agora me surpreendo com a quantidade de coreanos em Calgary, estou a uma semana em Toronto e a impressão que me dá é que aqui tem muito menos do que lá.

Algo como minha escola sempre ter no mínimo 60% de coreanos o ano inteiro. Ruas e shoppings estão por todos os lados, assim como no centro, onde eles moram em 4, 5 ou mais em apartamentos de 1 dormitório.

É uma cultura muito diferente da nossa, e para mim foi um choque muito grande.

Como convivi com muitos, posso falar um pouco. Entre todos os asiáticos, não tem igual aos japoneses, os melhores, mais educados, amigos e limpos. Coreanos em 90% dos que conheci são sujos, não ligam para limpeza de casa e higiene pessoal.

Cheguei a morar com um e ele dizia que eu tinha mania de limpeza, rs! Acho que eles estão muito em Calagry por ser uma cidade mais barata para se viver, e para eles, economizar 1 centavo é muita coisa!

Época do verão em Calgary foi uma delícia, sempre me lembrarei dessa época. Ruas cheias de gente de bicicleta, patins, skate, correndo, aproveitando o máximo os 2, 3 meses de calor único no ano. Parques floridos, cheios, temperaturas de 20 a 30 C, foi muito gostoso. E, legal ver como eles valorizam essa época do ano, que para nós é tão normal. Mas para uma cidade que chega a fazer -40C, tem seus motivos.

Nessa época, ocorrem muitos eventos na rua para se aproveitar mais.
Um deles, é o Stampede que antes de presenciar, ouvia falar que era um dos maiores eventos de rua mundo. Os canadenses esperam ansiosos por essa época.

Mas quando vivi o momento, descobri que não é nada disso. Ruas lotadas, mas nada que não passe de um desfile de 7 de setembro. O halloween sim, foi algo muito mais interessante e animado. Até em termos de balada, de se comparar com as maiores.

Calgary tenta andar na lei, multa para quem não compra bilhete de trem ou ônibus. Lá, eles confiam na população e não existe catraca para entrar em trens e ônibus. Mas, se pegam você sem bilhete multa de $100.

Assim como atravessar a rua fora do lugar ou no sinal vermelho, multa de $40. Regras impossíveis de serem vistas em Toronto, pelo tamanho da cidade.

Posso resumir, dizendo que pela experiência que procurava e pelo tempo que fiquei em Calgary foi o suficiente. Se fosse por mais tempo, teria que mudar de cidade talvez.

Morar Sozinho



Após 1 mês e meio de homestay, fiz o básico de muitos.
Ir atrás de apartamento ! Acabei dividindo um de 01 dormitorio em 3 com outro brasileiro de Curitiba que estava lá pela Canada Travel do sul também e um coreano. Alugamos o apartamento no centro bem perto da escola e de tudo. Economizei uma boa grana. Aluguel e internet, gastava 300 dólares mês mais comida.

Foi importante morar sozinho e ter um lugar para sentir que era minha casa mesmo. Como gosto de cozinhar, para mim foi bom. Fazer minha comida do meu jeito. E claro a outra parte, de cuidar da casa, roupa e mercado. Foi muito bom viver lá. A gente descobre se está pronto para morar sozinho ou não. Eu realmente, acho que já estava pois acabei me tornando quem organizava o apartamento e punha ordem no pessoal. E muitas vezes me estressava com a bagunça alheia. Mas, nada como exercer a paciência e o convívio.


ESCOLA

Hoje em Toronto me espanto com a diferença da IH toronto para a IH Calgay.
Toronto a escola é umas 3 ou 4 vezes maior do que Calgary em tudo. Pela escola ser pequena em Calgary, você tem um suporte e acompanhamento muito próximo. Todo mundo te conhece, isso é bom.

Por outro lado, a escola com certeza não tem muito suporte. Vi a escola dobrar o número de alunos em 2 semanas no verão, de 40 ir a 80. E, infelizmente não teve suporte para atender bem a todos. Sem local para todos almoçar, sem classes de aula suficiente. Isso foi muito prejudicial para escola. Pela falta de alunos, só vai até o nível 7 a escola, porém o 7 é junto com o 6, ou seja um único nível. E, não existe o nível 8 final.

Algo que achei muito ruim, é a falta de planejamento das aulas. Você pode ficar de 1 dia a 3 meses no mesmo nível. E isso vai claro do seu nível a interesses da escola. Quando a escola encheu no verão, criaram níveis intermediários com 4 e meio para poder ter salas suficientes.

E, eu fui trocado de sala não pela professora, e sim pela diretora, pois precisava de mais espaço no meu nível anterior para os novatos. Após essa mudança fiquei 1 semana no meu novo nível, parei a escola para ir viajar e quando voltei, estava em um nível mais alto para minha surpresa.
Essa parte achei bem fraca.

Conheci pessoas que estudavam na Global Village, vi material e me informei sobre o método da escola e conclui que é bem melhor. Na GV, assim com em outras escolas de idiomas nos EUA que conferi também, você faz 1 mês de aula do nível e ao final faz uma prova para avaliar seu nível
e se passar, passou. Ou seja, você precisa ter um conhecimento necessário para passar e a matéria do nível sempre será a mesma.

Na IH tem aulas de professores que não se repetem em 2 meses seguidos de aula e outros professos que repetem a cada 3 semanas.
Ou seja, falta um padrão de ensino. Não posso negar que me decepcionei um pouco com a escola.
Se fizesse algo diferente, teria escolhido GV, pelo preparo e base.

Trabalho

Após o término da escola veio outra parte muito importante, o trabalho.Preciso ressaltar muito aqui, sobre a empresa Internex a qual contratei junto com a escola, a qual ajudaria arrumar emprego.PICARETAGEM! Vocês não devem continuar oferecendo isso ao seus clientes, pois é queimar o nome da agência que é tão boa, oferecendo um serviço que só posso chamar de medíocre.

A Internex que serviria para ajudar, faz isso muito mal feito.Um caso, amiga minha brasileira levou 1 mês para conseguir algo pela internex, eles não respondiam emails, demoravam com resposta se mandavam para entrevistas onde não existia vaga e onde não haviam marcado nada.

Comigo, foi igual, nao indicavam para entrevistas e a primeira que indicaram, falaram que a egrente sabia que eu iria, passaram horário e tudo mais.

Quando cheguei a gerente nao estava e nem estavam contratando ninguém.
Após isso, depois de 2 semanas sem respostas, me mandaram em um restaurante tawaines.
Claro que não fui, com certeza só teriam asiaticos que nao falam ingles e isso nao serviria de nada para mim.

Outro amigo meu, entrou em contato com a empresa e levou 1 mês para receber um email de volta.Ou seja, não houve 1 caso positivo com essa empresa. Hoje em dia o que sei é que todos estão cancelando o contrato com a Internex antes de começarem ausar o serviço
para tentar pegar o dinheiro de volta. Para o bem da canada Travel, não oferecem isso mais aos intercambistas, é queimar o nome da empresa.

Após isso, fui pelo caminho mais óbvio, arrumar emprego por conta própria.
E, logo no primeiro dia consegui. Em uma churrascaria brasileira, famosa que existe em Calgary, que ia comer algumas vezes lá, consegui.

Fiquei 2 meses por lá, e mudou muito minha viagem e experiências de vida.
Fiz de tudo. Dishwasher, server, runner, eventos, churrasqueiro, o que precisava.
Trabalhando de terça a domingo e as vezes aos finais de semana joranada dupla de 12 horas.
Mas, valeu a pena. Aprendi muita coisa mesma. Mudou minha visão de vida para outras diversas.

Conheci muita gente interessante. Brasileiros, mexicanos, filipinos, canadenses, de tudo.
Isso mudou minha rotina em calgary totalmente. E após conhecer brasileiros que mroam lá a 1 ano e outros a 6, me inseri mais na cidade. Conheci melhor Calgary e aproveitei muito mais com esse pessoal. Foi quando minha viagem realmente senti que valeu a pena
e algo a mais tinha acrescentado em mim.

Após isso estava chegando minha hora de ir embora.
Resolvir antecipar. O previsto era fevereiro de 2012. Mas, acho que precisamos sentir nosso tempo e saber a hora de voltar. Se ficasse mais tempo, ou seria só trabalhando ou só gastando mais para estudar e isso já não havia mais paciência. Resolvi voltar no meu melhor momento para ficar com boas recordações e saber que fiz tudo o que valeu a pena. Mas o frio está vindo forte, a escola não seria mais suficente e só o trabalho também não, apesar de ganhar bem lá.

Tenho minha vida profissional no Brasil e aposto nela.
Ninguém ganha menos de 10 dólares hora, isso chega a dar quase 2 mil dolares se voce trabalha 40 horas por semana. E com essa grana lá, você vive muito bem! Apesar disso, realmente chegou minha hora.

Fui embora de Calgary dia 03 de novembro uma quinta feira e vim para Toronto.
Na sexta passada já me enfiei em um grupo da escola que ia para nova iorque de onibus passar três dias e fui. Foi fantástico. Esse foi outro lado bom que estar aqui me proporcionou.

Ser muito brato viajar. Acabei conhecendo mais cidades nos EUA do que no canadá.
Fui para Los Angeles, Las Vegas e Nova Iorque.No Canada, foi Calgary e regiaão das montanhas como Banff e agora Toronto, que me lembra São Paulo mais arrumada.

Amanhã é sexta e estou voltando para o Brasil.

Volto feliz e realizado. Missão cumprida. Inglês melhor, conheci lugares lindos, experiências de vida que me marcaram para sempre.

O inglês melhorou muito. O mais legal para mim, foi chegar sem ter muita base, "sem ter ouvido algum.Sabendo apenas um pouco de gramática e me virando daquele jeito e hoje ter um nível muito melhor.

Acho legal relatar alguns momentos marcantes do inglês.

Primeiro quando fui para os EUA e consegui conversar com vendedores de lojas, tudo o que queria até ouvir um falar que tinha um inglês bom. Isso foi muito bom mesmo.
Outro, quando voltei dos EUA para o Canada, fui parado pela policia, tive que abrir mala em Calgary e graças a melhora do inglês, nao passei sufoco. Até o guarda que estava olhando minha mala questionou porque eu estava estudando inglês, se eu sabia falar.

E, hoje em dia poder ir em qualquer lugar, perguntar tudo o que vier na minha cabeça e entender tudo. Isso é muito bom! E me parecia muito distante a 6 meses atrás.

Desculpa se foi muito grande o e-mail, mas queria passar da melhor maneira meu ponto de vista sobre essa experiência.
E quem sabe poder ajudar mais sobre Calgary, que não é destino tão procurado e você não tem muito retorno de informação dos estudantes.

Queria agradecer também o suporte dado pela Canada Travel e em especial por você Thais, que sempre respondia rápido e-mail quando precisei e isso dá muita segurança quando estamos nos aventurando assim. Essa confiança foi fundamental.

Obrigado por tudo! "

Renato Lacerda

2 comentários:

Lívia Dantas disse...

Como faço para entrar em contato com você? Algum e-mail?

Anônimo disse...

Oi Lívia,

Vc pode entrar em contato conosco através desse link:

http://www.cursosnocanada.com.br/consulta-cursos-canada.php?goal=atendimento

Abraços !