Estudar nos Estados Unidos

Vai pegar o carro no inverno Canadense?

O blog Picolé Carioca trouxe essas dicas super importantes para quem pretender dirigir durante o inverno canadense. Saiba as providências que você deve tomar.

Instale pneus de inverno (winter tires) – Os pneus especiais para inverno oferecem até 40% a mais de tração do que os pneus “all season”, ou seja, pneus que podem ser usados em qualquer estação.

Este tipo de pneu fica comprometido em temperaturas abaixo de 7º C, pois a borracha endurece em temperaturas muito baixas. Já os pneus especiais para inverno são feitos com compostos de borracha que proporcionam tração mesmo em temperaturas de até – 25º C. Além disso, algumas seguradoras oferecem desconto para quem utiliza esse tipo de pneu.

Em Québec há uma lei que obriga os proprietários de automóveis a instalar esse tipo de pneu durante o inverno. Daqui a pouco essa lei pode se estender às outras províncias!

Verifique se os orifícios do jato de água do parabrisa não estão bloqueados e também cheque as borrachas dos limpadores do parabrisa. Certifique-se que há bastante fluído anti-congelante e mantenha um par de óculos de sol dentro do carro, para ajudar a dirigir em dias de sol forte e com neve nas ruas/estradas.



Leia novamente o manual do carro para checar como diminuir o embaçamento dos vidros. Use o ar condicionado no inverno como um desumidificador.

Verifique se todos os faróis e lanternas estão funcionando corretamente, para que seu veículo esteja sempre bem visível para outros veículos.

Para ter certeza de que seu carro irá ligar mesmo nas manhãs mais frias, verifique se a bateria está em boas condições e limpe seus cabos e terminais.

Óleos sintéticos não congelam em temperaturas baixas, ao contrário do que acontece com óleos convencionais. Assim, eles ajudam a dar partida no carro e na lubrificação em épocas de muito frio.

A preparação do veículo é só a metade do caminho. Mais importante ainda é a preparação do motorista. Devemos estar adaptados a dirigir com tração limitada. As condições das ruas e estradas podem mudar em questão de alguns metros.



Caso não saiba como dirigir sob as novas condições ou não tenha segurança para tal, matricule-se numa auto escola especializada em direção no inverno, para aprender a dirigir com tração lmitada.

O motorista precisa focar na direção para verificar as mudanças nas condições do tempo e então processar a informação, efetuando ajustes. Não distraia sua atenção com celulares, instrumentos de navegação ou passageiros.

Nunca dirija usando casacos de inverno ou botas. Ao entrar no carro depois de retirar a neve do parabrisa, tire o casaco e as botas e dirija somente com um sapato leve e um suéter. Não é fácil distinguir entre o pedal do freio e do acelerador usando botas pesadas de inverno; também é difícil saber a pressão adequada que deve-se aplicar nos pedais.

Casacos grandes e pesados dificultam o controle do volante. Usando somente um suéter leve você ficará mais confortável e o cinto de segurança ficará mais bem ajustado.



Nunca dirija durante o inverno com menos de meio tanque de combustível. As estradas podem ser fechadas a qualquer momento e você pode ficar parado no meio do nada, sem nenhuma fonte de calor.

Verifique as condições do tempo antes de pegar a estrada. Se houver avisos de chuva gelada, neve ou más condições de direção, fique em casa. Nada, nem mesmo o trabalho, vale arriscar sua vida.

Nenhum comentário: