Estudar nos Estados Unidos

Impressões do Canadá pelo jornalista Luciano Peres, de Zero Hora

"Mando este e-mail para contar um pouquinho como está sendo a viagem pelo Canadá. Resumindo em uma palavra: incrível.
Não vamos conhecer tudo, claro – em área, o Canadá é a segunda maior nação do mundo, ganha até do Brasil –, mas com esta visita à província de Ontário, o coração canadense, já dá para ter uma ideia do que é o país. Do que vimos até agora, gostei principalmente de Niagara Falls (cá entre nós, as cataratas não são tão grandes como as nossas, em Foz do Iguaçu, mas ainda assim impressionam. Impossível não gostar) e da cidadezinha de Niagara-on-the-Lake, uma espécie de Gramado daqui.

No domingo, também visitamos – e fizemos degustação de vinhos, claro – três vinícolas da região de Niagara. Tu sabias que o Canadá produz vinho? Pois é, ninguém sabe – mas eles estão crescendo. Agora, é imperdível o ice wine, produzido praticamente só aqui no Canadá. Eles deixam a uva congelar na parreira antes de colher – e o resultado é um vinho que lembra um licor, doce, excelente para acompanhar a sobremesa. Uma delícia!

Toronto, a capital de Ontário e maior cidade do Canadá – população de 2,5 milhões, ou 5,5 milhões se contada toda a região metropolitana –, também é muito legal. É daquelas megametrópoles que têm tudo, para todos os gostos, especialmente se você adora fazer compras (ou seja, como cerca de 99% dos brasileiros, he, he, he). Toronto, aliás, vai ganhar as manchetes neste fim de semana – o encontro do G-20, com a participação do Lula, vai ser na cidade, no sábado e no domingo.

Fomos ainda a Muskoka, uma região turística ao norte de Toronto, cheia de lagos, florestas e cidadezinhas simpáticas – e muito bonita. Lá vai acontecer, nesta sexta e em parte do sábado, o encontro do G-8 (antes do G-20, portanto). Mas conto mais sobre esses lugares nos próximos e-mails" .

Luciano Peres

(Luciano Peres viajou a convite do governo do Canadá)

Nenhum comentário: