Estudar nos Estados Unidos

Fique por dentro das cédulas e moedas do dólar canadense! Tudo o que você precisa saber para não fazer feio na hora de pagar ou receber trocos.

Acontece com todo mundo: você chega a um país estranho e tudo é novidade, inclusive as moedas e cédulas de dinheiro. Para tanto, preparamos um guia para ajudar os brasileiros que estão vindo para Canadá chegarem aqui mais familiarizados com a moeda canadense.

Apesar da moeda canadense também chamar-se dólar, as semelhanças com sua “xará” norte-americana param no nome. As cédulas e moedas canadenses são bem diferentes, começando pelas cores. Enquanto o dólar dos Estados Unidos possui as famosas cédulas verde-escuras, o dólar canadense tem cédulas com diferentes variações de cores, como azul, verde, vermelho e marrom.

A cédula mais baixa é a de CA$ 5, na cor azul e com um desenho no verso que retrata uma das maiores paixões do país: o jogo de hóquei. Em seguida aparece a nota de CA$ 10, que possui coloração semelhante da cédula de CA$ 5. Portanto, preste bastante atenção para não confundir as cédulas de 5 com de 10 dólares – elas são muito parecidas.




A nota de CA$ 20, na cor verde, estampa a face da Rainha Elizabeth II. Ao contrário dos Estados Unidos, o Canadá continua mantendo laços estreitos com a Grã Bretanha e reconhece a soberania da rainha britânica. Outra prova disso é o Parlamento Canadense, na capital Ottawa, que conserva um acento especial (ou uma espécie de trono) para a Rainha Elizabeth II.




As duas cédulas canadenses de valor mais alto são as de 50 e 100 dólares. A de CA$ 50 é na cor vermelha e a de CA$ 100, marrom. Mais detalhes sobre as cédulas, acesse o endereço



Moedas

O dólar canadense possui 7 valores de moedas: 1 cent, 5 cents, 10 cetns, 25 cents, 50 cents, 1 dólar, 2 dólares. A moeda mais comum é a de 25 centavos, conhecida no Canadá como “quarter”. A moeda tem o perfil da Rainha Elisabeth de um lado e, do outro, o desenho de um alce (ou “moose”, em inglês), animal típico da fauna canadense.



Tome cuidado para não confundir a moeda de 25 cents com a de 5 cents. Mesmo tendo tamanhos diferentes, as duas moedas são inteiramente prateadas e podem ser facilmente confundidas por aqueles que não estão acostumados com elas. Já as moedas de 1 dólar e 2 dólares são difíceis de se confundir. A primeira (CA$1) é inteiramente na cor bronze, enquanto a segunda (CA$ 2) tem duas cores de metal – bronze e prata (ver foto).

Nunca é demais lembrar também que o dólar canadense, ao contrário do Real, não possui cédulas de 1 ou 2 dólares. Portanto, uma última dica é andar com um porta-moedas sempre à mão, pois os canadenses valorizam muito o uso de moedas. Mesmo as de 1 centavo têm valor na hora do troco.





Por: Guilherme Prezia

Nenhum comentário: